Projetos para implementar Gestão do Conhecimento com ISO 9001:2015

Projetos para implementar Gestão do Conhecimento no contexto ISO 9001:2015

Para e execução do projeto são usadas metodologias associadas : Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos e Gestão por Processos.
Todo o projeto é planejado e acompanhado usando a consagrada metodologia de Gestão de Projetos do PMI. Isso permite a elaboração de cronogramas de trabalho com entregas e metas bem definidas, claro engajamento dos envolvidos em cada fase do projeto, custos distribuídos e planejados, recursos alocados e disponíveis no momento em que são necessários.
A metodologia de Gestão por Processos possibilita que a Gestão do Conhecimento seja implementada com uma visão 100% processual garantindo sua total integração com os processos organizacionais.
Uma visão totalmente inovadora que entende a Gestão do Conhecimento como um meio de atingir a qualidade.

A execução do projeto como um todo é realizada em dois eixos complementares e convergentes.
O primeiro eixo consta de um conjunto de atividades que institucionalizam as práticas de Gestão do Conhecimento.
O segundo eixo é executado em forma conjunta ao primeiro. O objetivo das atividades deste eixo é desenvolver e capacitar à equipe de qualidade. Esta equipe passará por diferentes estágios de treinamento e experiências compartilhadas junto à consultoria. Finalizando a execução do projeto, fica constituída uma equipe totalmente preparada para fazer a efetiva incorporação da GC ao SGQ de acordo com os requisitos da nova norma.


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Projetos de MUDANÇA ORGANIZACIONAL – Metodologia LEAN

O Resultado de uma Mudança está determinado pelas pessoas que são afetadas pela mesma. Por este motivo , este resultado é totalmente INESPERADO. O metodologia de MUDANÇA-LEAN permite executar o processo de mudança organizacional em M.U.M. (Menores Unidades de Mudança). A implementação de cada unidade de mudança é acompanhada por um processo de avaliação que da subsídios para que ações corretivas possam ser aplicadas, evitando o desperdício e consolidando a mudança antes de dar continuidade a nova ações.


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Qualidade no atendimento do service desk

Qualidade no atendimento do service desk.

O Service Desk é uma área de vital importância para as organizações. A qualidade do serviço prestado é um fator crítico para o sucesso do negócio.


  • Gere maior adesão ao autoatendimento;
  • Reduza o tempo para resolução de tickets;
  • Melhore a qualidade da informação que retorna ao cliente;
  • Reduza os custos operacionais;
  • Gere uma base de dados consistente , atualizada e de fácil acesso;
  • Absorva a demanda crescente sem aumentar os custos operacionais.
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Mapear e institucionalizar processos organizacionais

Mapear e institucionalizar processos organizacionais

A definição de processos organizacionais retrata “o que precisa ser feito” para obtenção dos resultados desejados no negócio. Porém, a execução das atividades diárias (“o que é feito”) é guiada pelo conhecimento tácito das pessoas que formam a organização. Direcionar “o que é feito” para que se transforme em “o que precisa ser feito” é um grande desafio a ser vencido pelas organizações. Com a aplicação da nossa metodologia, conduzimos à organização numa evolução dos atuais processos organizacionais para a execução de processos com alto padrão de qualidade e produtividade.

Resultados da aplicação da nossa metodologia:
  • Processos organizacionais documentados e de fato  institucionalizados;
  • Identificação, documentação e disseminação de melhores práticas organizacionais;
  • Definição, implantação e integração com as atividades diárias  com o processo de melhoria contínua a través de ações de aprendizagem organizacional;
  • Definição, implantação e  execução dos procedimentos de gestão e auditoria de processos elencados com a melhoria continua e as melhores práticas organizacionais.
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Identificar, mapear, avaliar e desenvolver competências organizacionais

Identificar, mapear, avaliar e desenvolver competências organizacionais

O desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável é um dos principais desafios na formulação da estratégia organizacional. Os recursos e habilidades internas são as principais fontes para a geração destes resultados sustentáveis. O CONHECIMENTO é um dos recursos organizacionais de maior valor. A habilidade e atitude para a aplicação deste recurso é conhecida como COMPETÊNCIA. A aplicação da nossa metodologia permite:


  • Identificar os potencias da sua equipe;
  • Direcionar a organização para um melhor posicionamento de mercado;
  • Reduzir os custos de capacitação;
  • Potencializar a atuação da área de Educação Corporativa;
  • Estabelecer um eficiente plano de desenvolvimento interno com foco na retenção de talentos;
  • Estabelecer as premissas para uma “Learning Organization” , gerando continuamente valor para os indivíduos e para a organização.
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Fusões e aquisições.

Fusões e aquisições.

O Conhecimento, um dos motivadores para a realização de fusões e aquisições, muitas vezes é perdido durante a execução do processo de formação/incorporação da nova organização. Desta forma, a transação perde valor, comprometendo a operação da nova organização.

Preserve o valor da sua transação!
  • Qual conhecimento você precisa preservar na nova organização?
  • Onde este conhecimento se encontra?
  • Novos conhecimentos serão necessários para alinhar a nova estratégia e garantir a nova operação?
  • Como executar a transição?
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Implantação do Sistemas de Gestão (ERP) usando práticas de GC

Implantação do Sistemas de Gestão (ERP) usando práticas de GC.

Durante o processo de implantação do ERP são inúmeras as oportunidades de geração, aplicação e disseminação de conhecimento. Explorar estas oportunidades de forma adequada certamente contribui na redução dos impactos no processos de institucionalização do novo ERP, garantindo um retorno mais rápido do investimento.

Entre outros benefícios, a aplicação da nossa metodologia garante:
  • A escolha das pessoas certas para dinamizar o processo de istitucionalização;
  • Evitar intermináveis horas de treinamento com poucos resultados;
  • Desenvolvimento da visão sistêmica nas equipes;
  • Redução dos chamados ao suporte;
  • Diminuição dos impactos da mudança organizacional.
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Inovação Contínua.

Inovação Contínua.

Criatividade e inovação se referem à criação e aplicação de novos conhecimentos.  A Gestão do Conhecimento tem como um dos seus objetivos  aproveitar  o conhecimento existente na organização para construir novo conhecimento e induzir sua aplicação em pontos estratégicos  onde será estimulado o processo de inovação.  Indo além, a Gestão do Conhecimento traz as respostas para as perguntas que toda organização inovadora deve-se fazer:

  • Você sabe qual é o conhecimento que gerará diferencias competitivos em seus produtos?
  • Este conhecimento diferenciado está na sua organização?
  • Como construir e disseminar este conhecimento?
  • Como gerar ideias em forma contínua e sistemática?
  • Sua equipe tem competências para ser inovadora?
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